SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número45Cem anos de 1921: continuidade, rupturas, transformaçõesA cultura da melancolia de gênero ante o tabu da homossexualidade: o Édipo e suas identificações, 100 anos depois índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

CHNAIDERMAN, Miriam. Maiakóvski brilha, Picasso queima, e teu dia está próximo. Cad. psicanal. [online]. 2021, vol.43, n.45, pp.73-86. ISSN 1413-6295.

A força da poesia e do sonho em seu poder transformador aparece com força na poesia de Maiakóvski. Picasso queimado e sua obra transformada em um token mostram a força do neoliberalismo. O texto de S. Freud, Psicologia das massas e análise do eu, instrumenta essas reflexões ao repensar o lugar do poeta na superação do matriarcado e na instauração da lei. Pensadores contemporâneos tais como Chantal Mouffe, C. Castoriadis, Cl. Leffort, Toni Negri e Thomas Hardt vão apontando caminhos possíveis para os impasses do mundo atual ao recolocar o lugar da política como sendo sempre de confronto. A partir de Nathalie Zaltzman mostramos o paradoxo a que chega Freud nesse texto: como, a partir de sua formulação da pulsão de morte, poderia incluir a destrutividade no fenômeno das massas?

Palabras clave : Sonho; Poesia; Neoliberalismo; Política; Confronto; Massa; Multidão; Humanidade; Democracia; Pai; Matriarcado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons