SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Crenças de eficácia de professores: validação da escala de Woolfolk e HoyAlfabetização, operatoriedade e nível de maturidade em crianças do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

CAIRES, Susana  y  ALMEIDA, Leandro S.. Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas ensino. PsicoUSF [online]. 2003, vol.8, n.2, pp.145-153. ISSN 1413-8271.

Centrado na última etapa da formação inicial de professores - os estágios pedagógicos - o presente trabalho explora alguns dos aspectos mais significativos da estreia na profissão docente. Incidindo na perspectiva dos professores-estagiários, o repertório explorado abarca as principais vivências e percepções associadas ao “tornar-se-professor”, dando a conhecer alguns dos maiores ganhos e dificuldades inerentes a este processo. Tomando as respostas de 229 professores-estagiários da Universidade do Minho no Inventário de Vivências e Percepções de Estágio (Versão para as Licenciaturas em Ensino), aplicado no início e no final do estágio, detectaram-se oscilações positivas na forma como os professores-estagiários vivenciam esta etapa formativa. Entre as cinco dimensões do questionário (“Socialização Profissional e Institucional”, “Aspectos sócio-emocionais”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional”, “Apoio/Recursos/Supervisão” e “Aspectos Vocacionais”), destaquem-se os maiores níveis de satisfação e ganho percebidos pelos sujeitos nas dimensões “Socialização Profissional e Institucional”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional” e “Aspectos Vocacionais”.

Palabras clave : Estágio; Desenvolvimento de jovens-adultos; Transição universidade-trabalho; Formação de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )