SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Estudo correlacional entre o Teste de Pfister e o Desenho da Figura HumanaConsistência interna e fatorial do Inventário Multifatorial de Coping para Adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

CARLOTTO, Mary Sandra  y  CAMARA, Sheila Gonçalves. Características psicométricas do Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS) em estudantes universitários brasileiros. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp.167-173. ISSN 1413-8271.

O Inventário de Burnout de Maslach (MBI-SS) foi projetado para avaliar a síndrome de burnout em estudantes. Este artigo analisa as características psicométricas (fidedignidade e validade de construto) do MBI-SS em uma amostra de 514 estudantes. A análise fatorial identificou três fatores correlatos às três dimensões originalmente identificadas no inventário: exaustão emocional, eficácia profissional e descrença, indicando que a solução trifatorial é a mais adequada, tanto estatística quanto semanticamente. Os fatores exaustão emocional e eficácia profissional alcançaram um nível satisfatório de consistência interna (0,81 e 0,74, respectivamente). Já o fator 3 (descrença) apresenta índice de consistência interna em nível moderado (0,59). Com base nos resultados encontrados, considera-se que o MBI-SS é uma escala válida e fidedigna, apresentando os requisitos necessários quanto a consistência interna e validade fatorial para ser amplamente utilizada na avaliação da síndrome de burnout em estudantes universitários.

Palabras clave : Burnout; Inventário de Burnout de Maslach (MBI); Validade de construto; Características psicométricas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )