SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Estudo de crianças na reprodução dos componentes gráficos da escritaEstudo para uma escala de ansiedade escolar para crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

LIPP, Marilda E. Novaes; ARANTES, João Pedro; BURITI, Maria do Socorro  y  WITZIG, Telma. O estresse em escolares. Psicol. esc. educ. [online]. 2002, vol.6, n.1, pp.51-56. ISSN 1413-8557.

A presença de sintomas de estresse foi pesquisada em uma amostra de 255 escolares de 7 a 14 anos de idade, oriundos de três tipos diferentes de escolas (municipal, particular e particular confessional filantrópica). Os dados foram analisados em termos de diferenças entre as escolas, sexo e série do ensino fundamental em que as crianças se encontravam. Constatou-se que o tipo de escola tinha uma forte associação com o nível de estresse dos alunos e que o número de meninas com estresse era significativamente maior do que o dos meninos. Verificou-se também que o estresse diminui nas séries mais elevadas e estava mais presente na primeira série. Pode-se concluir que as escolas têm um papel relevante no estresse infantil e que é possível dentro de uma escola apresentar níveis baixos de estresse, dependendo das características da mesma.

Palabras clave : Sintomas de estresse; Alunos do ensino fundamental; Gênero.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués