SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagemProfessor-estresse: análise de produção científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

VIVALDO-LIMA, Javier; LOPEZ-OLIVAS, Miguel  y  GONZALEZ-ROBLES, Rosa Obdulia. Determinantes psicolingüísticos da compreensão de leitura em inglês como língua estrangeira. Psicol. esc. educ. [online]. 2003, vol.7, n.1, pp.21-31. ISSN 1413-8557.

O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição das variáveis lingüísticas e psicológicas da variância associada à compreensão de leitura em inglês (L2). A amostra esteve integrada por 280 estudantes universitarios, falantes nativos do espanhol. A dimensão lingüística da análise avaliou a influência das habilidades de processamento de texto do leitor em espanhol (L1), da sua competência lingüística em L2 e da sua habilidade para perceber transparência léxica entre as duas línguas, enquanto a dimensão psicológica analisou a influência do estilo cognoscitivo, do locus de controle e do controle de ação sobre a capacidade do leitor para construir significado a partir do texto. Administrou-se aos sujeitos uma bateria de sete instrumentos de avaliação. Uma série de análise de regressão múltipla indicou a existência dum modelo explicativo da leitura em L2 em duas etapas. Na primeira, as variáveis psicológicas explicaram 10.2% da variância associada ao processamento do texto em L1, variável que, na segunda etapa, explicou 35.8% da variância associada à compreensão de leitura em inglês, ajuntada à competência lingüística do leitor em L2 e à sua capacidade para perceber transparência léxica entre L1 e L2.

Palabras clave : Compreensão de leitura em inglês; Competência lingüística.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués