SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia EducacionalO que se espera de uma educação criativa no futuro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

SILVA, Graziela Nascimento da  y  CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de BURNOUT: Um estudo com professores da rede pública. Psicol. esc. educ. [online]. 2003, vol.7, n.2, pp.145-153. ISSN 1413-8557.

O objetivo deste estudo foi analisar se o gênero estabelece diferenças significativas nos níveis e no processo da Síndrome de Burnout em professores de escolas da rede pública. Também procurou identificar associações das dimensões de burnout com variáveis demográficas, laborais e comportamentais. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o MBI- Maslach Burnout Inventory e um questionário elaborado especificamente para este estudo para as demais variáveis. A amostra, do tipo de conveniência, foi composta de 31 homens e 30 mulheres. Os resultados obtidos indicam não existir diferença estatisticamente significativa entre os grupos nas dimensões e níveis de Burnout; no entanto, verifica-se a ocorrência de associação diferenciada nos dois grupos entre as dimensões de Burnout e determinadas variáveis demográficas, profissionais e comportamentais.

Palabras clave : Professores; Síndrome de Burnout; Gênero.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )