SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Adolescencia como construcción social: estudio sobre libros destinados a padres y educadoresEscala de Evaluación de Síntomas-40 (EES-40): validez y precisión en muestra no clínica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

RODRIGUES, Marisa Cosenza; OLIVEIRA, Paula Almeida de; RUBAC, Jacqueline Silva  y  TAVARES, Aline Lima. Literatura infantil, teoria da mente e processamento de informação social. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.1, pp.77-88. ISSN 1413-8557.

Esta pesquisa objetivou identificar a ocorrência de termos/expressões que denotam estados mentais e analisar uma amostra de 100 livros de histórias infantis nacionais dirigidas a pré-escolares de 4 a 6 anos com foco no processamento de informação social. Os livros foram codificados a partir de três eixos de análise: via palavras e expressões no texto, via figuras; e presença de ironia e crença falsa na narrativa. A análise dos termos mentais foi submetida ao julgamento de dois juízes e, posteriormente, ao teste de coeficiente de Spearman. Quanto ao processamento de informação social, a amostra de livros foi analisada considerando a ocorrência dos seis componentes de um programa estadunidense de redução do comportamento agressivo por meio de histórias infantis. Os resultados apontam a viabilidade da utilização dos livros infantis nacionais como recurso para promover o desenvolvimento sociocognitivo e prevenir comportamentos agressivos e anti-sociais no contexto educativo.

Palabras clave : Desenvolvimento Sociocognitivo; Histórias Infantis; Psicologia Escolar/educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )