SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Predictores del Síndrome de Burnout en profesoresEl profesor de enseñanza secundaria y la psicología en su cotidiano escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

RIBOLLA, Maria Beatriz  y  FIAMENGHI JR., Geraldo Antonio. Adolescentes na escola: representações sociais sobre violência. Psicol. esc. educ. [online]. 2007, vol.11, n.1, pp.111-121. ISSN 1413-8557.

A presente pesquisa é um estudo sobre as representações sociais da violência em três grupos de adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, matriculados em três escolas de ensino médio da zona oeste, na cidade de São Paulo. As informações foram obtidas por meio de procedimentos verbais (discussão em grupo) e não-verbais (colagem), com o objetivo de ampliar a compreensão do fenômeno da violência sob o ponto de vista dos adolescentes e analisadas sob a abordagem da teoria da Representação Social de Moscovici. Os resultados mostraram que as representações sociais sobre a violência foram situações associadas às crianças e aos jovens, às cenas explícitas de destruições, crimes, política e esportes. Os adolescentes identificam-se com as cenas, apontando o medo e a insegurança que o fenômeno provoca. Para os adolescentes, a diminuição da violência passa pela cooperação e conscientização.

Palabras clave : Adolescência; Violência; Representação Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )