SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Practicas escolares y rendimiento académico de alumnos con TDAHDesarrollo de conceptos en ciegos congénitos: caminos de adquisición del conocimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

CASTRO, Júlia Soares Rosa de  y  FLEITH, Denise de Souza. Criatividade escolar: relação entre tempo de experiência docente e tipo de escola. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.1, pp.101-118. ISSN 1413-8557.

Este estudo investigou a criatividade e barreiras pessoais à sua expressão entre professores com mais e menos experiência docente da 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares. Examinou-se ainda a percepção do clima de sala de aula para a criatividade entre alunos destes professores. Participaram desta pesquisa 52 professores e 967 alunos. Foram utilizados os Testes Torrance de Pensamento Criativo, o Inventário para Identificação de Barreiras à Criatividade Pessoal e a Escala Sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula. Os resultados indicaram diferenças significativas entre os professores com mais e menos tempo de docência em apenas uma medida de criatividade. Os professores de escolas particulares apresentaram um desempenho superior aos das escolas públicas quanto à criatividade. Quanto às barreiras à criatividade pessoal, não foi identificada diferença significativa entre os professores nos diversos fatores examinados. Os alunos dos professores mais experientes e os de escolas particulares avaliaram mais positivamente o clima de sala de aula para a criatividade.

Palabras clave : Criatividade; Professores; Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )