SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Tratamento de vômito psicogênico em uma criança índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.4 n.2 Brasília  1984

 

Contraponto

 

 

Thereza Pontual de Lemos Mettel

Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília

 

 

A pesquisa de Zilda e Almir del Prette tem grande interesse por se desenvolver num âmbito institucional, com equipe multiprofissional e, finalmente, por se apresentar em linguagem extremamente objetiva, o que permite sua fácil apreensão e divulgação.

Para ampliar a discussão, gostaria de acrescentar o seguinte: o comportamento de vomitar, no caso citado, poderia ser considerado como um raro comportamento esteriotipado e de auto-estimulação encontrado em crianças carenciadas. Parece, também, ter funcionado como um recurso à repetição da cadeia alimentar, pois incluía "reingestão do alimento regurgitado" como seu elo final. Esta categorização parece ser importante para efeito de diagnóstico e de programação do tratamento ideal, no caso, intensificação do contacto social e manejo alimentar.

Neste sentido, o programa de intervenção pode dever seu êxito, não tanto aos procedimentos de "timeout", mas, principalmente, à intensiva estimulação ambiental e social e à modificação da freqüência da escala alimentar.

O desenvolvimento do sistema interativo da criança e das enfermeiras que dela cuidavam, como verdadeiras mães substitutas, levou à ampliação do repertório e ao abandono progressivo do processo de auto-estimulação, ultrapassado pelos de hetero-estimulação e trocas efetivas com o meio ambiente. A criança cresceu! Assim, os terapeutas deveriam reconhecer que houve, no seu "pacote" de intervenção, algo mais (enriquecimento ambiental?) que as três técnicas descritas. A especificação disso permitiria a avaliação completa do sucesso do procedimento e sua replicação.