SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3A saída do sujeito sem alta médica: a discussão sobre a autonomia e a postura do profissional psicólogoPor um programa preventivo em saúde mental do trabalhador na brigada militar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

ANDRADE, Josemberg M. de; MEIRA, Girlene R. de Jesus Maja  y  VASCONCELOS, Zandre B. de. O processo de orientação vocacional frente ao século XXI: perspectivas e desafios. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.3, pp.46-53. ISSN 1414-9893.

Este trabalho tem como objetivo discutir as perspectivas e desafios do processo de orientação vocacional (OV) frente ao século XXI. A OV, ao ajudar o indivíduo a encontrar uma identidade profissional, auxilia na estruturação de sua identidade pessoal, favorecendo a elaboração de um projeto de vida. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia operacionaliza mudanças acentuadas no mercado de trabalho, fazendo com que este esteja sempre em uma contínua mudança. A nova realidade que vem se delineando no contexto brasileiro exige que a OV se adapte às mudanças sociais. Assim, alguns aspectos devem ser considerados e analisados com a finalidade de se alcançar a eficácia na OV, entre eles: o papel do profissional, que deve estar ciente da postura ética que deve assumir e a real finalidade da OV, que não deve apenas informar sobre as profissões, e sim, trabalhar o autoconhecimento e a questão da escolha em si.

Palabras clave : Orientação vocacional; Mudanças; Desafios e perspectivas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués