SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Memórias de um tempo junto a crianças com câncerPráticas sociais com crianças e adolescentes: o impacto dos conselhos tutelares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

MILLAN, Marília Pereira Bueno. Reality shows: uma abordagem psicossocial. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.2, pp.190-197. ISSN 1414-9893.

Desde os primórdios da civilização, o ser humano mostra necessidade de representar cenicamente seus dramas pessoais e vicissitudes existenciais. O "reality show" é uma das versões pós-modernas da encenação da vida humana. Este artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisa criticamente as relações existentes entre o "reality show" e aspectos psicossociais do comportamento humano. Conclui-se que tais programas televisivos são o retrato da contemporaneidade, ou seja, revelam a morte do sujeito, a fugacidade das experiências vividas, a desvalorização da história e o culto à imagem e à superficialidade. Por meio da sedução do espectador, mobilizam-se aspectos primitivos de seu psiquismo, fazendo com que ele se sinta narcisicamente poderoso e onipotente e se acredite dono do destino dos participantes do programa. Sugerem-se novos estudos que contribuam para a reflexão crítica e maior conscientização.

Palabras clave : Reality shows; Televisão; Pós-modernidade; Espectador; Imagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )