SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Da genealogia da moral à moral do ressentimento: a crueldade nos bons costumesTrês idéias sedutoras e quatro sugestões preciosas: algumas reflexões de Jerome Kagan índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

SANT'ANNA, Tatiana Camargo de  y  BRITO, Valéria Cristina de Albuquerque. A lei antimanicomial e o trabalho de psicólogos em instituições de saúde mental. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.3, pp.368-383. ISSN 1414-9893.

Com o objetivo de clarificar o impacto da lei antimanicomial sobre o trabalho do psicólogo em instituições de saúde mental, este texto apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com profissionais que atuam no contexto público e privado do sistema de saúde em Brasília.A análise das entrevistas, efetuada a partir do conceito de papel proposto por J. L. Moreno, aponta diferenças no discurso dos profissionais da área pública e privada e revela que as diferenças podem ser compreendidas com base na cultura profissional das instituições em que estão inseridos. Discutem-se as implicações dos resultados para a efetiva implementação dos princípios da lei antimanicomial e a participação das entidades de ensino na formação continuada dos profissionais em Psicologia.

Palabras clave : Psicologia; Loucura; Lei antimanicomial; Instituição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )