SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Modos de trabalhar e de ser de motoboys: a vivência espaço-temporal contemporâneaDa experiência da fala de sujeitos usuários na clínica psicológica às suas possíveis repercussões índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

BERNARDES, Anita Guazzelli  y  GUARESCHI, Neuza. Estratégias de produção de si e a humanização no SUS. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.3, pp.462-475. ISSN 1414-9893.

O artigo visa a problematizar a relação entre as estratégias de produção de si e a Política Nacional de Humanização como um dos princípios do SUS no campo da saúde pública, assim como busca refletir a condição de existência da Humanização no campo da saúde coletiva. Para tanto, discutem-se as maneiras como essa política articula produções discursivas sobre o modo de subjetivação do indivíduo, os mecanismos de controle que intentam forjar modos que transcendem uma condição humana. Para produzir tal discussão, utiliza-se uma abordagem fundamentada em teóricos contemporâneos, principalmente os conceitos foucaultianos de tecnologias de si e modos de subjetivação, que entendem o discurso de forma a enaltecer não o que significa um conceito, mas sim, o que se produz a partir deste.

Palabras clave : Política Nacional de Humanização; Tecnologias de si; Modos de subjetivação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )