SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1A abordagem psicológica da problemática dos desastres: um desafio cognitivo e profissional para a PsicologiaO lado de dentro da experiência: atenção a si mesmo e produção de subjetividade numa oficina de cerâmica para pessoas com deficiência visual adquirida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

SAMPAIO, Juliana; SANTOS, Maria de Fátima de Souza  y  SILVA, Maria Rejane Ferreira da. A representação social da maternidade de crianças em idade escolar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.1, pp.174-185. ISSN 1414-9893.

As representações sociais são conhecimentos socialmente articulados que dão sentido à realidade. A criança, ao se apropriar da realidade, compartilha significados, dá sentido à figura materna e, em conseqüência, ao seu próprio papel de filho/a. Este estudo investiga o conteúdo e a estrutura da representação social da maternidade de crianças em idade escolar de classe social média-alta. Foram aplicadas entrevistas semidirigidas, solicitados desenho e história sobre mãe e aplicado o teste de tri-hierarquização de itens, de Abric (1994), para 16 crianças de ambos os sexos, entre 8 e 10 anos, de uma escola particular do Recife. Observou-se que a representação social de mãe está calcada no amor e abnegação incondicionais ao filho, que respaldam tarefas como dar limites, educar, passear, dar carinho. Conclui-se que o amor e a abnegação são o núcleo central da representação da maternidade e têm conseqüências diretas na estruturação da identidade de crianças e mulheres.

Palabras clave : Representação social; Maternidade; Crianças em idade escolar; Identidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )