SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Reforma psiquiátrica e inclusión social: un estudio con familiares de enfermos mentalesContribuições da análise do comportamento em odontopediatria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

Qualidade de vida no serviço público de saúde: representações sociais de profissionais da saúde. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp.448-461. ISSN 1414-9893.

Atualmente, o termo “qualidade de vida” vem se tornando parte de interesse crescente para profissionais e pesquisadores dos mais variados espaços do conhecimento humano, especialmente nos serviços de saúde, junto a profissionais e usuários. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma investigação sobre as representações sociais dos profissionais da saúde acerca da qualidade de vida e de suas práticas nos serviços públicos. Trata-se de um estudo exploratório desenvolvido na cidade de João Pessoa/PB, ancorado na teoria das representações sociais e instrumentalizado pela entrevista semi-estruturada. Os dados coletados foram processados e analisados pela técnica de análise de conteúdo temática, de Bardin (2002), e mensurados por categorias que revelaram as dimensões objetivas e subjetivas dessa representação. No tocante ao atendimento público, evidenciou-se uma associação direta com as dificuldades e entraves que o serviço público apresenta e com a pequena valorização que recebe da sociedade e de seus órgãos gestores.

Palabras clave : Qualidade de vida; Representações sociais; Profissionais da saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )