SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3La no-escuela: los sentidos atribuidos a la escuela y al maestro hospitalarios por pacientes oncológicosRegulación emocional en el trabajo: un estudio de caso post desastre aéreo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

O papel do diretor escolar na implantação de uma cultura educacional inclusiva. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp.494-511. ISSN 1414-9893.

Investiga-se aqui o papel do diretor escolar na constituição de uma cultura escolar inclusiva, tendo como referencial teórico a Psicologia histórico-cultural de Vigotski. Busca-se estabelecer uma relação entre a democratização da escola e a implantação de uma cultura escolar inclusiva através da atuação do diretor escolar. Como hipótese, considerou-se que o diretor influencia de maneira decisiva a forma como se constitui a cultura escolar, facilitando ou dificultando a efetivação da inclusão escolar. Os conceitos de cultura escolar, educação inclusiva e ambiente inclusivo foram examinados de forma a estabelecer a importância do contexto da escola na inclusão escolar de alunos com deficiência. Realizou-se um estudo de caso, tendo sido colhidos dados por meio de análise documental e realizada entrevista com uma diretora escolar. Foi utilizado como método a análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, concluiu-se que a democratização da gestão e a educação inclusiva se encontram estreitamente relacionadas, o que sugere que uma escola inclusiva é, antes de tudo, uma escola democrática.

Palabras clave : Inclusão escolar; Administração educacional; Ambiente escolar; Psicologia histórico-cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )