SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número13Alienação e separação nos processos interpretativos em psicanáliseAs novas subjetividades e suas fantasmatizações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

FARIA, Michele Roman. O que é uma mulher?: Respostas clínicas ao problema do feminino. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2004, vol.8, n.13, pp.101-108. ISSN 1415-1138.

Desde Freud a feminilidade tem lugar na psicanálise como um enigma que a teoria do Édipo não foi capaz de solucionar. Esses impasses são retomados por Lacan, que mostra que a existência de um único ordenador para a construção da sexualidade - o falo - consiste em um problema insolúvel para a feminilidade, ao menos do ponto de vista simbólico e do gozo que o falo permite delimitar, o gozo fálico. Lacan propõe uma saída para o impasse na perspectiva de um gozo não-todo fálico, a partir do qual situa o feminino. Nosso trabalho pretende um questionamento a respeito das conseqüências clínicas das teorias de Freud e Lacan sobre a feminilidade. Como esses impasses relativos ao feminino podem ser observados na clínica?

Palabras clave : Mulher; Feminilidade; Falo; Psicanálise; Clínica psicanalítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )