SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Reflexões sobre o enquadre no acompanhamento terapêuticoAT como dispositivo clínico: uma perspectiva da esquizoanálise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

FUJIHIRA, Carolina Yuki. Acompanhando a inclusão: um percurso ético. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.18, pp.101-108. ISSN 1415-1138.

A inclusão é um movimento social, que reivindica igualdade de direitos e oportunidades às pessoas com deficiências, em convivência não segregada. Apesar de o Brasil adaptar suas leis e fiscalizações, para contemplar tais reivindicações, uma série de questionamentos sobre a inclusão, entendida como participação social, está surgindo. É de notável importância pensar a inclusão como maneira de manejar o ambiente, de forma a restabelecer condições éticas para que um lugar real no mundo dos homens possa ser obtido, em contraponto à mera participação social. E o Acompanhamento Terapêutico, com referências winnicottianas, que enfatiza o manejo do meio ambiente para oferecer cuidados para com a subjetividade e singularidade, tem condições privilegiadas para atuar neste sentido.

Palabras clave : Inclusão; Deficiência; Mundo contemporâneo; Acompanhamento terapêutico; Ética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )