SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número22O vocábulario do criador os seis elementos das artes plásticas como ferramentas para terapeutas e educadores: qualidades e aplicaçõesEscuta dos aprendizes por meio dos desenhos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Construção psicopedagógica

versión impresa ISSN 1415-6954

Resumen

OLIVEIRA, Pedro Alves de. Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano. Constr. psicopedag. [online]. 2013, vol.21, n.22, pp.111-131. ISSN 1415-6954.

Ignorado em seu aspecto psicomotor e afetivo, em um passado não tão distante, as instituições de ensino contemplavam somente o aspecto cognitivo do aprendente. Hoje, através de uma visão psicopedagógica, a subjetividade tornou-se o ponto de partida. Com esse olhar peculiar, justifica-se o desenvolvimento dessa pesquisa teórico-prática a qual apresenta experiências e propostas de projeto psicopedagógico referindo-se ao uso da Arte, em especial da Música, como instrumento para possibilitar ao aprendiz atravessar ou ir além das dificuldades de aprendizagem em busca da constituição do sujeito, o que fortalece sua autoestima e amplia suas capacidades de construir a si próprio e o conhecimento, na relação com o outro. As reflexões envolvendo teoria e práticas revelam como a Música enquanto recurso terapêutico e educacional funciona como agente libertário.

Palabras clave : Ensino [Aprendizagem]; Arte [Música]; Subjetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )