SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1A situação das prisões no Brasil e o trabalho dos psicólogos nessas instituições: uma análise a partir de entrevistas com egressos e reincidentesCuidado paliativo: benefícios da ludoterapia em crianças hospitalizadas com câncer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versión impresa ISSN 1415-711X

Resumen

PADOVANI, Carolina Rabello  y  ASSUMPCAO JUNIOR, Francisco Baptista. Habilidades sociais na síndrome de Asperger. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp.155-167. ISSN 1415-711X.

A Síndrome de Asperger (S.A.) é um transtorno do comportamento, caracterizado principalmente por prejuízo na interação social e na relação emocional como também por interesses e comportamentos bizarros, com desenvolvimento da linguagem sem atraso e tampouco na evolução cognitiva. Tendo em vista o prejuízo social nos afetados pela S.A., o presente trabalho analisa o padrão de suas habilidades sociais. Para tanto são avaliados 16 pacientes do sexo masculino com a S.A., de idade média de 20 anos, utilizando como instrumento o Inventário de Habilidades Sociais Del-Prette (IHS). Os resultados indicam que as habilidades sociais analisadas através dos fatores do IHS encontram-se abaixo do esperado para a população considerada normal, conforme a idade e sexo. Entretanto, dois fatores mostram-se mais comprometidos que os demais: F2 (autoafirmação de afeto positivo) e F5 (autocontrole da agressividade).

Palabras clave : Síndrome de Asperger; Sociabilidade; Transtornos globais do desenvolvimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )