Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Boletim - Academia Paulista de Psicologia
versión impresa ISSN 1415-711X
Resumen
FORMIGA, Nilton S. et al. Suporte organizacional, engajamento e espiritualidade no trabalho: verificação empírica de um modelo teórico concorrente em organizações brasileiras. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.97, pp.247-259. ISSN 1415-711X.
As condições de teorias e de implementação da gestão organizacional nos últimos dez anos, tem contribuído para as técnicas de relações humanas e análises dos motivos que influenciam o desenvolvimento e a produtividade na relação organização-trabalho-indivíduo-saúde. Nesta área, a proposta do comportamento organizacional positiva tem interessado, justamente, porque valoriza o desenvolvimento contínuo das capacidades para qualificar a performance laboral e social do trabalhador. Este artigo tem como objetivo, verificar a relação entre suporte organizacional, engajamento e espiritualidade no trabalho em trabalhadores brasileiros. 324 homens e mulheres, de organizações públicas e privadas, com idades de 30 a 39 anos, responderam além do questionário sociodemográfico, a escala de suporte organizacional, engajamento e espiritualidade no trabalho. Observou a existência de um modelo mediacional no qual o engajamento com o trabalho mediou a relação entre o suporte organizacional e a espiritualidade no trabalho.
Palabras clave : Suporte organizacional; Engajamento com o trabalho; Espiritualidade no trabalho; Empresas públicas e privadas.