SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24El jugar como operación de escritura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128versión On-line ISSN 1981-1624

Resumen

POMMIER, Gérard. É possível falar de um desejo "primitivo" de escrever?. Estilos clin. [online]. 2008, vol.13, n.24, pp.14-23. ISSN 1415-7128.

O artigo apresenta a idéia de que o impulso na direção da escrita responde a uma pressão psíquica, articulada no"desejo de escrever". A escrita provê uma solução particular para a divisão subjetiva: uma reconciliação, ao menos provisória, com um corpo de gozo do qual o sujeito está desde o início exilado. Nesse sentido, trata-se de um desejo de escrever que é primitivo, visto que explicita a escrita do próprio inconsciente. Sustenta a idéia de que a invenção da escrita é uma necessidade de estrutura. Trata-se de recuperar, pela via pulsional, através de um meio visual o que foi perdido pelo viés da voz. O artigo discute ainda a noção de representação, para tratar, em ordens distintas as condições de representação do corpo e do sujeito.

Palabras clave : desejo de escrever; pulsão; representação; gozo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons