SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1El conocimiento y el discurso del capitalista: la despsicologización del cotidiano socialGrito y silencio: dos ecos que violan la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128

Resumen

OLIVEIRA, Fabiana Azeredo de  y  MARTINS, Karla Patricia Holanda. Implicações subjetivas da relação mãe-criança nos quadros de obesidade infantil. Estilos clin. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp.122-135. ISSN 1415-7128.

O presente estudo partiu do interesse em compreender as implicações da relação mãe-criança na obesidade infantil. A Organização Mundial de Saúde revela a doença como um desafio aos programas de saúde. Considerando-se que a relação da criança com o alimento é mediada, em geral, pela mãe, propõe-se investigar, numa perspectiva psicanalítica, as implicações desta relação na obesidade infantil. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada a escuta de quatro mães de crianças obesas de 7 a 11 anos de idade. Conclui-se que a obesidade infantil pode ser considerada um sintoma da criança em resposta àposição subjetiva da mãe.

Palabras clave : obesidade infantil; psicanálise; relação-mãe-criança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )