SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2La practica psicoanalítica de Françoise Dolto a partir de sus casos clínicosClínica de la prevención: la mirada sobre el cuerpo del bebé índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128

Resumen

QUAGLIATTO, Helga S. Machado; CUNHA, Marines de Fátima  y  CHAVES, Ludmilla de Sousa. Intervenção psicanalítica conjunta pais-filhos: fundamentos teórico/clínicos. Estilos clin. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp.228-241. ISSN 1415-7128.

A psicanálise de crianças, ao longo de sua história, deparou-se com entraves clínicos que possibilitaram o criar/recriar intervenções analíticas. Em consonância com essas transformações, o presente trabalho pretende apresentar as reflexões de um grupo de estudos/pesquisas, a respeito de uma modalidade clínica com crianças, que prima pela investigação do lugar/relação dos pais no setting - a Intervenção Psicanalítica Conjunta Pais-Filhos. Fundamentados pelo pensamento teórico/clínico de Winnicott, estruturou-se três aspectos de observação da dinâmica familiar: O Infantil; A Comunicação; O Brincar. Estes favorecem a percepção de elementos no manejo clínico, promovendo o desvelar de sentidos para a integração das experiências emocionais de cada integrante do grupo familiar.

Palabras clave : psicanálise de crianças; intervenção psicanalítica conjunta pais-filhos; Winnicott.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )