SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Notas introductorias respecto los procesos psíquicos en la infancia y la adolescenciaEl adolescente y la inconsistencia del otro: debate sobre la orientación del tratamiento de un caso clínico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128

Resumen

VIOLA, Daniela Teixeira Dutra  y  VORCARO, Ângela Maria Resende. Latência, adolescência e saber. Estilos clin. [online]. 2013, vol.18, n.3, pp.461-476. ISSN 1415-7128.

A partir da hipótese de que a relação com o saber durante o período de latência e na passagem à puberdade tem um papel fundamental nas vicissitudes constitutivas do sujeito e no transcurso da adolescência, este trabalho se propõe a traçar um breve percurso na teoria psicanalítica no lastro das articulações entre latência, adolescência e saber, a fim de delinear uma linhainvestigativa, nas obras de Freud e de Lacan, sobre a problemática da puberdade. Com isso, almeja-se compreender melhoros impasses e embaraços que se apresentam na adolescência na contemporaneidade.

Palabras clave : psicanálise; puberdade; adolescência; latência; saber.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )