SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número14Percepção da autoimagem corporal de adolescentes modelos: dois estudos de casoUma violência massificada de brasileiros contra japoneses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologo informacao

versión impresa ISSN 1415-8809

Resumen

BRAMBILLA, Beatriz Borges  y  AVOGLIA, Hilda Rosa Capelão. O Estatuto da criança e do adolescente e a atuação do psicólogo. Psicol inf. [online]. 2010, vol.14, n.14, pp.102-121. ISSN 1415-8809.

Promulgado há vinte anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - implementa medidas para a garantia e proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Este estudo buscou descrever a percepção dos psicólogos em relação a ele. Foram entrevistados sete psicólogos da Região do Grande ABC/SP que já exerciam a profissão antes de 1990, a fim de se identificar possíveis alterações em sua atuação a partir da promulgação do estatuto. A análise das informações coletadas foi feita a partir de duas categorias: a) a percepção dos psicólogos sobre o ECA; e b) sua utilização. Os resultados indicaram modificações na atuação dos profissionais a partir da implementação do ECA, reconhecendo-o como um instrumento regulador e que assegura direitos e proteção à criança e o adolescente. Observou-se que o estatuto influenciou qualitativamente o modelo de atendimento, uma vez que redimensiona o caráter puramente individual do desenvolvimento, configurando-se como uma concepção mais voltada para a complexidade dos elementos que constituem o indivíduo.

Palabras clave : Estatuto da Criança e do Adolescente; história da Psicologia; atuação dos psicólogos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )