SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1O método fenomenológico na condução de grupos terapêuticosO Psicólogo Clínico e a equipe multidisciplinar no Hospital Santa Cruz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

SILVA SOUZA, Bruna Moreira da; SOUZA, Simone Flores de  y  SANTOS RODRIGUES, Dra. Rosana Trindade dos. O puerpério e a mulher contemporânea: uma investigação sobre a vivência e os impactos da perda da autonomia. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.1, pp.166-184. ISSN 1516-0858.

Considerando os diferentes papéis que as mulheres vêm assumindo nas últimas décadas, a sua atuação como mãe também vem se transformando. Através de um estudo descritivo de natureza qualitativa, o objetivo foi descrever a experiência da mulher contemporânea no período pós-parto e verificar se surgem conflitos diante da perda de sua autonomia pessoal e das exigências advindas de seu papel de mãe, nesse mesmo período. Por meio de um questionário estruturado, a pesquisa contou com 10 participantes, todas primíparas. Constatou-se que há perda de autonomia advinda da dificuldade em conciliar as atividades rotineiras com os cuidados para com o bebê. Foi identificado que as mães consideram a renuncia de suas atividades anteriormente comuns, como tranquila, atribuindo ao fato de acreditarem que esta se trata apenas de uma fase. Um dado importante, que retrata a contemporaneidade é a presença da figura paterna que se envolve nas tarefas relacionadas ao bebê, oferecendo maior segurança para a mãe. Embora a hipótese tenha sido confirmada, identificou-se que o maior conflito presente para a puérpera está relacionado ao fato de saber que, ao fim da licença maternidade, terá que retornar ao trabalho e deixar o filho sob os cuidados de outras pessoas. Esse estudo apresentou como relevância o conhecimento sobre a vivência da mulher contemporânea diante da maternidade, que constatamos continuar sendo para a mulher, um acontecimento de grande, senão o de maior importância em sua vida.

Palabras clave : Período pós-parto; Autonomia pessoal; Conflito (psicologia).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )