SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Evaluación cognitiva de la lectura: el efecto de regularidad grafemafonema y fonema-grafema en la lectura en voz alta de palabras aisladas en el portugués de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. v.10 n.2 São Paulo dic. 2008

 

EDITORIAL

 

Este número da revista Psicologia: Teoria e Prática representa a finalização de mais um ano de árduo trabalho. Agradecemos a todos os membros do Conselho Editorial/Científico, pelo trabalho e esforço dispensado na revisão dos artigos, e aos articulistas, pela confiança depositada no nosso trabalho.

No âmbito das publicações científicas, um fato mereceu destaque em 2008: a nova proposta de avaliação de periódicos. A partir do trabalho da Comissão Capes/Anpepp, o Sistema de Avaliação de Periódicos Científicos em Psicologia modificou-se, gerando novos critérios baseados em estratos. Assim, as revistas não serão mais avaliadas com a anterior sistemática de âmbito (internacional, nacional e local) e qualidade (A, B, C).

O novo sistema prevê uma avaliação com base em uma escala única composta por oito estratos atrelados aos seguintes quesitos: "atualização", "periodicidade", "responsabilidade institucional", "abrangência", "esforço editorial" e "autoria estrangeira".

Esses novos critérios estimulam ainda mais nosso esforço para dar continuidade à produção de revistas com maior qualidade e facilidades no acesso às informações científicas de nossa área.

O presente fascículo divulga artigos de temáticas diversas, como Neuropsicologia, Avaliação Psicológica, Transtornos Psiquiátricos, Psicologia do Esporte, Psicologia Hospitalar, Psicanálise, entre outros.

Esperamos que esses artigos possam estimular outros colegas a divulgar suas pesquisas.

Gostaríamos de agradecer, uma vez mais, aos articulistas pela brevidade com que trabalharam na reformulação dos artigos quando necessário.

Finalmente, lembramos a todos que é somente a partir da divulgação científica que o saber pode socializar-se.

Desejamos a todos um próspero 2009.

 

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Editora