SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Evaluación psicológica en el contexto de tránsito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.13 no.1 São Paulo  2011

 

EDITORIAL

 

Com o lançamento desta primeira edição de 2011, nossa revista ganha uma pequena mudança em seu formato com a separação dos resumos em línguas estrangeiras, conforme outros periódicos internacionais o fazem.

Temos ainda o prazer de apresentar artigos que representam todas as regiões brasileiras, com temáticas diversificadas. Como apontado pelas autoras Raquel Terezinha Luiz, Mayumi Nishi Loli, Nancy Kimie Kawanichi e Maria Lucia Boarini no artigo “Estado da arte sobre o Serviço Residencial Terapêutico: um panorama exploratório”, que apresenta um levantamento de estudos sobre esse tema no Brasil. A região Sudeste, também neste fascículo, aparece com o maior número de trabalhos.

Da região Norte, Thamyris Maués dos Santos, Simone da Costa Silva e Fernando Augusto Ramos trazem “A participação dos avós no cuidado dos netos em uma comunidade ribeirinha amazônica”.

Da região Centro-Oeste, chega-nos a análise da “Qualidade de vida dos educadores sociais em abrigos de proteção a crianças e adolescentes”, de Cristiane Vinholi de Brito e José Carlos Souza.

A região Nordeste está representada por dois artigos: “Qualidade de vida, ansiedade e depressão em cuidadores de crianças com neoplasia cerebral”, de Kenya Idamara Mendonça da Nóbrega e Carlos Umberto Pereira da Universidade Federal de Sergipe, e “A interlocução entre aluno-leitor/autor em sala de aula e a mediação do docente universitário”, de Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Maria Prescila Tenório Nascimento de Lima (da Universidade Federal de Pernambuco) e Fabíola Mônica da Silva Gonçalves (da Universidade Estadual da Paraíba).

São quatro os trabalhos da região Sul. O artigo “Relação entre os estados de humor e o desempenho esportivo de velejadores de alto nível”, de Ricardo Brandt, Maick da Silveira Viana, Luciana Segato, Fernanda Leal Kretzer, Tales de Carvalho e Alexandro Andrade, discute um aspecto relevante da psicologia do esporte. Em “Paternidade: vivência do primeiro filho e mudanças familiares”, Márcia Elisa Jager e Cristiane Bottoli apresentam um estudo qualitativo da percepção dos pais. O texto “A construção da identidade feminina na adolescência: um enfoque na relação mãe e filha”, de Camila Seron e Rute Grossi Milani, também faz uma análise qualitativa dessa relação na percepção das adolescentes. Além desses, o artigo já mencionado relativo ao Serviço Residencial Terapêutico é da mesma região.

Os demais artigos e a resenha desta edição são provenientes da região Sudeste. “Avaliação psicológica no contexto do trânsito: revisão de pesquisas brasileiras”, de Maria Helena de Lemos Sampaio e Tatiana de Cássia Nakano, aproveita o momento em que há mudanças na legislação de trânsito e investiga a publicação na área em um período de dez anos. Em “O passeio de Bia (vídeo): apresentação e validade interna e externa de um recurso para a promoção de habilidades sociais de pré-escolares”, Camila Negreiros Comoro, Almir Del Prette, Zilda Aparecida Pereira Del Prette e Carina Luiza Manólio descrevem o processo de elaboração de um vídeo em que são apresentados modelos de alternativas de habilidades sociais. No artigo “Autoeficácia e integração ao ensino superior: um estudo com estudantes de primeiro ano”, Daniela Couto Guerreiro-Casanova e Soely Polydoro relacionam esses constructos ao sucesso e à permanência no ensino superior. “A contribuição da análise das noções de espaço, tempo e causalidade nas técnicas projetivas diagnósticas: ludodiagnóstico e desenho da figura humana”, de Rosa Maria Lopes Affonso, aborda a relevância dos aspectos cognitivos na análise de testes e técnicas projetivas usadas com crianças. Sandra Almeida Lopes e Sabrina Ferreira de Paula apresentam “A importância da figura paterna no processo de escolha profissional: um estudo comparativo entre jovens universitários”, ressaltando o papel da presença do pai no desenvolvimento. O uso de animais em contexto didático científico é discutido por Jhonatan Jeison de Miranda, Acríssio Luiz Gonçalves, Rodrigo Lopes Miranda e Sérgio Dias Cirino no artigo “Ética em experimentação animal: reflexões sobre o laboratório didático de Análise do Comportamento”.

O fascículo se encerra com a resenha do livro Psicologia das habilidades sociais: diversidade teórica e suas implicações, de Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette, elaborada por Talita Pereira Dias e Camila Negreiros Comodo.

Os artigos tiveram um tempo de tramitação entre quatro meses e um ano e quatro meses, e dez deles foram aceitos em até seis meses de recebidos, o que revela o esforço editorial de manter a comunidade científica atualizada com as produções.

Desejamos a todos uma boa leitura.

 

Maria Cristina T. V. Teixeira
Editora
Maria Leonor Espinosa Enéas
Editora associada