SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Prevalencia de los problemas de comportamiento en una muestra de niños del Rio Grande do SulUna mirada en el cuidador de pacientes oncológicos recibiendo cuidados paliativos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

MEDEIROS, José Gonçalves. A discriminação condicional como método para ensinar crianças a ler em situação coletiva de sala de aula. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.30-49. ISSN 1516-3687.

Os objetivos deste estudo foram: 1. ensinar um repertório de leitura composto de palavras comumente utilizadas nas séries iniciais, mas relacionadas entre si; e 2. desenvolver e sistematizar um esquema de ensino em grupo com base num delineamento de sujeito único. Os participantes foram 24 crianças, de ambos os sexos, de uma escola da rede pública. O procedimento foi a discriminação condicional, usada para expandir gradualmente, ao longo de uma sequência de passos, o conjunto de pareamentos entre modelos e estímulos de comparação. As etapas de ensino foram realizadas coletivamente, contudo os testes foram aplicados individualmente. Dois grupos, um coletivo e um individual, foram formados pela dificuldade de aplicar critérios unificados de desempenho em toda a classe. As crianças de ambos os grupos leram as palavras de ensino, porém apenas as crianças do grupo coletivo leram as palavras de generalização.

Palabras clave : análise do comportamento aplicada; discriminação condicional; ensino; leitura; equivalência em situação coletiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons