SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Efectos del control de previsibilidad y de la utilización de pistas simbólicas centrales en la orientación teporal de la atención índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

SILVA, Jandilson Avelino da et al. Sensibilidade ao contraste espacial de adultos jovens para grades senoidais verticais em condições diferentes de luminância. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.15-25. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste estudo foi medir a função de sensibilidade ao contraste (FSC) de adultos jovens para frequências espaciais de grades senoidais verticais em condições de luminância fotópica e escotópica. Utilizou-se o método psicofísico da escolha forçada para estimativa da sensibilidade ao contraste para as frequências de 0,6, 2,5 e 5,0 cpg. Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal ou corrigida e estavam livres de doenças oculares identificáveis. As análises estatísticas mostraram que houve diferenças entre as condições de luminância e que os adultos foram mais sensíveis às frequências média e alta na condição de luminância fotópica. Esses resultados indicam que as características do sistema visual humano para detectar frequências espaciais em condições de luminância fotópica e escotópica passam por mecanismos distintos que tornam possível a diferenciação de contraste.

Palabras clave : sensibilidade ao contraste; grade senoidal vertical; método psicofísico; luminância fotópica; luminância escotópica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )