SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Famílias recasadas: cambios, desafíos y potencialidadesRelevancia de la evaluación obligatoria de rasgos de la personalidad en conductores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

SOUSA, Heloísa Karmelina Carvalho de; ROCHA, Hannia Roberta Rodrigues Paiva da  y  ALCHIERI, João Carlos. Evidências de validade convergente do Millon Clinical Multiaxial Inventory-III. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.88-100. ISSN 1516-3687.

Este estudo tem como objetivo verificar características de evidências de validade e sensibilidade do Millon Clinical Multiaxial Inventory-III (MCMI-III) em identificar traços patológicos em pessoas com necessidade de tratamento psicológico e/ou psiquiátrico usando o questionário de saúde geral de Goldberg (QSG) como instrumento de validade convergente. Foram avaliados 703 participantes com idades de 18 a 85 anos, dos sexos feminino e masculino, residentes e domiciliados em cidades brasileiras, representando todas as regiões do país. Os participantes foram divididos posteriormente em dois grupos (G1 e G2). Os resultados demonstraram que o grupo G1 (pessoas em tratamento) apresentou diferenças significativas entre as médias com relação ao grupo G2 (pessoas que não realizam tratamento). Por meio do QSG, resultados apontaram a relação com os escores do MCMI-III, contudo ainda são necessários estudos posteriores para confirmação dos resultados, além do estabelecimento de padrões normativos para a amostra brasileira.

Palabras clave : transtornos de personalidade; Millon Clinical Multiaxial Inventory-III; tradução e adaptação; síndromes clínicas; dependência de álcool.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )