SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Revisión crítica de los conflictos éticos implicados en el suicidioLa acogida institucional bajo la perspectiva de la Nueva Ley de Adopción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

SANTEIRO, Tales Vilela  y  ROSSATO, Lucas. Cinema e abuso sexual na infância e adolescência: contribuições à formação do psicólogo clínico. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.83-94. ISSN 1516-3687.

O abuso sexual infantil/adolescente (ASI) tem integrado práticas clínicas atuais, e o cinema o torna visível e o expõe em suas implicações subjetivas e sociais, favorecendo sua discussão. O objetivo deste trabalho foi analisar filmes comerciais/ficcionais sobre ASI, produzidos entre 2001 e 2010 (N = 21), para caracterizar como são filmados, ambientes/contextos onde ocorrem, vítimas e abusadores, desfechos de casos e para discutir contribuições à formação clínica. Os títulos foram buscados em bases de dados especializadas em cinema e junto a psicólogos que utilizam filmes no processo formativo. Critérios de análise foram preestabelecidos, e as obras, analisadas sistematicamente. O gênero dramático e a nacionalidade norte-americana predominaram. O ASI foi retratado por meio de encenações explícitas; no geral, ocorreram em ambientes públicos com crianças e perpetrados por conhecidos. Os filmes analisados aproximam-se de tópicos da literatura especializada sobre ASI e demandam do espectador condição emocional para elaborar situações de conteúdo psíquico intenso.

Palabras clave : criança; adolescente; psicologia clínica; filme; agressões sexuais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )