SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Cine y abuso sexual en la infancia y la adolescencia: contribuciones a la formación del psicólogo clínicoPerspectivas sobre la favela: una experiencia de intervención en la Escuela de Fotógrafos Populares de Maré índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

SILVA, Milena Leite  y  ARPINI, Dorian Mônica. O acolhimento institucional na perspectiva da nova Lei de Adoção. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.95-106. ISSN 1516-3687.

Este estudo foi realizado com oito psicólogos e assistentes sociais que trabalham em instituições de acolhimento institucional em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, com o objetivo de compreender a visão destes profissionais sobre o acolhimento institucional, a partir da vigência da nova Lei Nacional de Adoção. O método utilizado foi a entrevista semidirigida de questões abertas, e os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que o acolhimento institucional é compreendido pelos profissionais como um misto de fracassos e superações, destacando-se um movimento de transformação de práticas antigas referentes aos orfanatos, incentivado pela nova Lei Nacional de Adoção. As considerações finais indicam importantes mudanças no cenário da institucionalização de crianças e adolescentes no contexto atual, ao mesmo tempo que evidenciam a presença de práticas e modelos historicamente construídos. Reconhecer a presença dessas práticas é um dos caminhos para superá-las.

Palabras clave : abrigo; leis; crianças; adolescentes; profissionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )