SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Comunidades terapéuticas para dependientes de sustancias psicoactivas: evaluación de los resultados del tratamientoMotivación para aprender en los estudiantes universitarios de Psicología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

GOMES NETO, Rogério; AZZI, Roberta Gurgel; BASQUEIRA, Ana Paula  y  GUERREIRO‑CASANOVA, Daniela Couto. O ensino médio e as habilidades sociais: um estudo com a escala Messy. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.172-184. ISSN 1516-3687.

O presente estudo teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre as relações sociais no ensino médio por meio da identificação, descrição e análise das habilidades sociais dos jovens alunos. Participaram do estudo 219 alunos do ensino médio. A coleta foi realizada por meio do questionário de caracterização do participante e da escala Messy de habilidades sociais. Os resultados mostraram diferenças significativas no fator habilidades sociais/assertividade, com escores maiores na faixa etária 16‑17 anos e no gênero feminino. No fator agressividade/comportamento antissocial, constataram‑se diferenças significativas, com maior escore no período noturno de aula e maior escore para os alunos da 2ª série do ensino médio. Os resultados também indicaram valores altos para toda amostra quanto ao fator habilidades sociais/assertividade e valores baixos quanto ao fator agressividade/comportamento antissocial. Os resultados, em parte, se alinham com a literatura e alertam para o equívoco de generalizar a relação entre comportamentos agressivos e escolas de ensino médio.

Palabras clave : ensino médio; habilidades sociais; estudantes; relações sociais; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )