SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Psicoterapia Analítica Funcional feminista: posibilidades de un encuentro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.16 no.3 São Paulo dic. 2014

 

Editorial

 

Prezados leitores,

A revista Psicologia: Teoria e Prática veicula mais um fascículo com publicações científicas relevantes dentro das diferentes áreas de conhecimento que têm aderência ao campo da psicologia. Poderão ser apreciados artigos derivados de instituições públicas e privadas nas cinco seções que integram nossa publicação. As publicações contam com autores de referência nacional representando quatro das cinco regiões do Brasil. Os 13 artigos publicados dividem-se em 11 artigos originais, uma revisão sistemática e um artigo teórico.

A seção “Psicologia clínica” expõe um artigo original sobre o encontro dos posicionamentos da Terapia Feminista e da Psicoterapia Analítica Funcional na clínica.

A seção “Psicologia social” constitui-se por três artigos originais: o primeiro descreve a percepção dos universitários sobre inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, o segundo trata das representações sociais e estereótipos acerca da aids e pessoas que vivem com HIV/Aids, e o terceiro alude à violência e inserção social do jovem de periferia urbana.

A seção “Desenvolvimento humano” enquadra um artigo original e uma revisão sistemática. O primeiro refere-se à discussão dos dados sociodemográficos, gestacionais e de bem-estar subjetivo das gestantes tardias de baixa renda, e o segundo discute trabalhos sobre prevenção universal de ansiedade na infância e adolescência.

Neste volume, a seção “Avaliação psicológica” conta com quatro artigos originais, sendo um deles redigido em língua inglesa, e um artigo teórico. O primeiro aborda a imagem corporal, ansiedade e depressão em mulheres submetidas à cirurgia bariátrica, e o segundo versa sobre a criatividade em crianças por meio do teste das pirâmides coloridas de Pfister. Ainda dentro do tema da criatividade,­ o terceiro artigo empreende uma análise do desempenho criativo de crianças e adolescentes das cinco regiões do Brasil. O quarto artigo propõe uma indagação sobre como a ordem de apresentação de estímulos modula interferências em testes Stroop-Pareado, e o quinto artigo dessa seção exibe um protocolo interdisciplinar de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para crianças e adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividade, detalhando instrumentos e procedimentos para tomada de decisão nas diversas fases do estudo.

Por último, a seção “Psicologia e educação” oferece dois artigos originais. O primeiro agrupa reflexões na perspectiva da psicologia histórico-cultural a partir de um estudo de caso sobre os sentidos da inclusão escolar, e o segundo relata as ideias de estudantes a respeito da aprendizagem e da não aprendizagem, considerando a teoria piagetiana e os estudos referentes à construção do conhecimento social.

Assim, contribuímos para a divulgação de conhecimento científico na área da psicologia e a ampliação do pensamento crítico sobre temas contemporâneos de pertinência nacional.

Boa leitura!

 

Luiz Renato Rodrigues Carreiro

Editor acadêmico

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons