SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2El consumo de sustancias y la calidad de vidaEvidencia de validez concurrente para el uso de la prueba Pfister con niños del Ceará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

SILVA, Érika Correia  y  TUCCI, Adriana Marcassa. Correlação entre ansiedade e consumo de álcool em estudantes universitários. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.107-119. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p107-119.

A ansiedade é um transtorno que afeta consideravelmente os estudantes universitários e que muitas vezes está associada ao consumo abusivo de álcool. O objetivo do estudo foi avaliar a correlação entre a ansiedade, o padrão de consumo de álcool e suas consequências entre estudantes universitários, antes e após uma intervenção breve. Os estudantes passaram para um padrão de consumo de álcool de baixo risco, e houve uma redução das consequências associadas ao uso após a intervenção, mas os níveis de ansiedade se mantiveram semelhantes. Os resultados sugerem que o consumo de álcool e suas consequências estão correlacionados com a ansiedade. No entanto, a intervenção não promoveu alteração nos níveis de ansiedade, assim como a correlação não foi mantida após a intervenção. Dessa maneira, é também importante o desenvolvimento de intervenções preventivas específicas para a ansiedade nos serviços de apoio aos estudantes universitários.

Palabras clave : estudantes; ansiedade; consumo de álcool; prevenção; universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )