SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Evidencia de validez concurrente para el uso de la prueba Pfister con niños del Ceará¿Toda mujer sueña con ser princesa? Problematizaciones sobre escuelas de princesas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

AFONSO, Tatiana; PONTES, Fernando Augusto Ramos  y  SILVA, Simone Souza da Costa. Apoio e satisfação social de cuidadores primários de crianças com paralisia cerebral. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.161-174. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p161-174.

O presente estudo teve por objetivo analisar a satisfação com os apoios sociais disponíveis a cuidadores primários de crianças com PC. Participaram 101 cuidadores de crianças de 0 a 12 anos com paralisia cerebral. Instrumentos: Escala de Apoio Social, Escala de Satisfação com o Suporte Social, Inventário Sociodemográfico e Sistema de classificação da Função Motora Grossa. Resultados: ANOVAs revelaram que satisfação familiar apresentou o mais alto nível de satisfação seguido por satisfação com os amigos, satisfação íntima e atividades sociais. Teste de Pearson indicou que os apoios estiveram relacionados positivamente aos diferentes tipos de satisfação. Os cuidadores de crianças mais velhas relataram menor apoio informacional e aqueles que cuidavam de crianças mais comprometidas relataram menor satisfação com a intimidade. Entretanto, o nível de satisfação geral se mostrou alto devido à alta satisfação com a família, resultado positivo na avaliação de famílias de crianças com PC.

Palabras clave : famílias de criança com deficiência; saúde do cuidador primário; redes de suporte; educação especial; reabilitação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )