SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Transformaciones institucionales contemporáneas: un análisis sobre las relaciones no presencialesProblemas emocionales, de comportamiento y el fracaso escolar: estudio de caso-control con adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

LUQUINI, Isabela de Matos Alves Mendonça et al. Associação entre a satisfação no trabalho e uso de álcool: revisão sistemática. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.262-282. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n3p262-282.

O trabalho é um dos principais orientadores da vida mental, tornando-se relevante investigar a relação entre transtornos mentais, sobretudo o uso de álcool, e satisfação no trabalho. OBJETIVO: Realizar revisão sistemática de artigos científicos sobre a satisfação no trabalho e o uso de álcool. MÉTODO: Foram pesquisados artigos nos bancos de dados MEDLINE (PubMed), Web of Science e Scopus, nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa. A revisão embasou-se nos critérios do PRISMA, no período de 2008 a 2017. RESULTADOS: Encontraram-se evidências de correlação positiva moderada em recortes transversais, mas que se modificam ao longo do tempo, e constatou-se que a relação entre satisfação no trabalho e uso de álcool é moderada por burnout, condições de trabalho, demanda e controle do trabalho, relacionamento com o líder, suporte social e clima de trabalho. CONCLUSÃO: Os resultados reafirmam a necessidade de explorar o tema para traçar estratégias de intervenção no contexto do trabalho.

Palabras clave : consumo de bebidas alcoólicas; uso de substância; satisfação no trabalho; saúde mental no trabalho; ambiente de trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons