SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Estrés, parentalidad y soporte familiar en el trastorno de déficit de atención/hiperactividadCondiciones del trabajo de la mujer: una revisión integrativa de la literatura brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

MACIAS, Arianne M.  y  VIDAL, Adalberto A.. Gestão de riscos psicossociais?: Um S.O.S em organizações cubanas. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.192-210. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n2p192-210.

Este artigo tem como objetivo incentivar a reflexão sobre a necessidade de gerenciar riscos e fatores de risco psicossociais no âmbito dos sistemas de segurança e saúde em organizações cubanas. Baseia-se na análise crítica dos autores sobre o quadro regulamentar cubano para a segurança e a saúde, revisão da literatura e experiência acumulada no trabalho de consultoria. Vários argumentos sustentam a necessidade de gerenciar riscos e fatores de risco psicossociais nas organizações cubanas, incluindo sua prevalência, produto das modificações engendradas pela organização do trabalho, as consequências nefastas para a saúde dos trabalhadores e da organização, a complexidade de sua gestão e a falta de conhecimento sobre eles mostrado pela comunidade de trabalho. Tudo isso requer dar-lhes maior visibilidade e importância nas práticas de gestão de segurança e saúde, a fim de garantir a sustentabilidade das nossas organizações.

Palabras clave : Gestão; gestão de risco psicossocial; factores de risco psicossociais; segurança e saúde no trabalho; organizações trabalhistas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons