SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Adaptación cultural del health behaviour protocol in school-aged children para la realidad brasileñaEntrenamiento de Habilidades Sociales (EHS) para alumnos en situación de vulnerabilidad social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

FERRAZ, Adriana S.; SANTOS, Acácia Aparecida A. dos  y  ALMEIDA, Leandro S.. Evidências de validade de critério para a escala de atribuições de causalidade. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.114-134. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p114-134.

Este artigo reporta o estudo de evidências de validade de critério concorrente da Escala de Avaliação das Atribuições de Causalidade para Alunos do Ensino Fundamental (EAVAT-EF), constituída pelos fatores Causas para o Sucesso e Causas para o Fracasso. Responderam à escala 927 alunos (do terceiro ao nono ano; Midade = 11,59; DP = 1,98), em maioria meninas (53,9%), sendo 147 repetentes. Os resultados indicaram a predisposição dos alunos do ensino fundamental I a indicar o fator Causas para o Sucesso. As médias das meninas e dos alunos não repetentes sobressaíram nos dois fatores da EAVAT-EF. Examinou-se que os alunos do ensino fundamental II e reprovados por ano escolar obtiveram pontuações mais elevadas no fator Causas para o Fracasso. São discutidas particularidades do ensino-aprendizagem entre os níveis de ensino, os possíveis impactos nas atribuições causais devido à interação entre as variáveis sexo e repetência, bem como a interferência dos critérios de reprovação nas crenças atribucionais.

Palabras clave : motivação para aprendizagem; atribuições causais; ensino fundamental; repetência escolar; avaliação psicoeducacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons