SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Atração passional, trabalho e educação em O novo mundo industrial e societário de Charles FourierDe heróis e de mártires: visões de mundo e acidente de trabalho no setor de rochas ornamentais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717versión On-line ISSN 1981-0490

Resumen

FARINA, Anete Souza  y  NEVES, Tatiana Freitas Stockler das. Formas de lidar com o desemprego: possibilidades e limites de um projeto de atuação em psicologia social do trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2007, vol.10, n.1, pp.21-36. ISSN 1516-3717.

O artigo apresenta um projeto-piloto de atuação junto a pessoas desempregadas, desenvolvido no Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT) do IPUSP. Na primeira parte do artigo é feita uma breve apresentação do contexto de elaboração do projeto e são abordadas as concepções teóricas que nortearam a proposta. Na segunda parte do artigo, são trazidos: objetivos do projeto e caracterização do grupo; desenho metodológico; descrição e análise de cada encontro. O projeto-piloto foi voltado a mulheres e homens desempregados com mais de 24 anos de idade, moradores da região metropolitana de São Paulo, através de trabalho em grupo com 10 pessoas, totalizando sete encontros. A proposta teve como foco a constituição de um lugar de reflexão e troca de experiências entre os participantes tanto em relação ao desemprego (às diversas compreensões, repercussões e formas de lidar com a situação), como sobre suas trajetórias de vida e trabalho e as possibilidades e limites das táticas e estratégias pessoais e coletivas para geração de renda e trabalho.

Palabras clave : Desemprego; Trajetórias de trabalho; Geração de renda; Grupos com desempregados; Psicologia social do trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons