SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O trabalho é projeto de vida para os jovens? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717versión On-line ISSN 1981-0490

Cad. psicol. soc. trab. v.13 n.1 São Paulo  2010

 

Editorial

 

É com imenso prazer que trazemos a público mais uma edição dos Cadernos de Psicologia Social do Trabalho. Como tem sido comum ao longo de seus doze anos de existência, a revista apresenta os trabalhos de pesquisadores de diferentes instituições e das diversas regiões do país.

Em termos das temáticas abordadas, este número reúne especialmente artigos relacionados a às questões de gênero e ao trabalho infanto-juvenil.

Sobre o primeiro tema, Marcos Roberto Vieira Garcia e colaboradoras apresentam um estudo sobre a identidade de vendedoras ambulantes de São Paulo. O trabalho e a saúde mental de mulheres e homens do corpo de bombeiros de Juiz de Fora é analisado por Tatiana de Castro Amato e colaboradores. Por sua vez, Laila Priscila Graf e Maria Chalfin Coutinho discutem as trajetórias de mulheres que atuam na produção de carne em Blumenau.

Os projetos profissionais de jovens universitários do Rio de Janeiro são o objeto das reflexões de Sandra Korman Dib e Lucia Rabello de Castro, enquanto Maria de Fátima Pereira Alberto e colaboradores apresentam um levantamento sobre o trabalho informal de crianças e adolescentes nas ruas de duas cidades da Paraíba.

Dentre os outros temas tratados nesta edição, Jacob Lima apresenta uma discussão sobre a terceirização, enquanto Suzana Albornoz discute o tempo livre e Juan Adolfo Brandt e Aílton Amélio da Silva analisam a conversação nas relações assimétricas. Os horizontes da aposentadoria para pré-aposentados são o tema do artigo de Gabrielle Ana Selig e Luciana Albanese Valore. Finalmente, Osvaldo Gradella Júnior apresenta os resultados de um estudo sobre o sofrimento psíquico de professores universitários.

Completa a edição uma entrevista com o sociólogo Pierre Trinquet, professor da Université de la Méditerranée e da Université de Provence, que discute temas como atividade, trabalho, prevenção de riscos, formação profissional, grupos de encontro sobre o trabalho, gestão a partir da perspectiva da Ergologia.

 

São Paulo, junho de 2010.

Leny Sato Fábio de Oliveira

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons