SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número especialTrabalho vivo, subjetividade e cooperação: aspectos filosóficos e institucionaisIdosos e mulheres imigrantes à margem: o caso das badanti na Itália índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

CUNHA, Daisy Moreira. Egologia e psicossociologia do trabalho: desconforto intelectual, interseções conceituais e trabalho em comum. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.spe, pp.55-64. ISSN 1516-3717.  https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17ispe1p55-64.

O presente artigo apresenta as origens, alguns conceitos e aspectos metodológicos da ergologia e da psicossociologia do trabalho, demonstrando zonas de interseção férteis para uma possível colaboração entre essas duas abordagens teórico-metodológicas. Ambas as perspectivas teóricas adotam a postura epistemológica subjacente, segundo a qual não é possível construir conhecimentos sobre trabalho sem que os protagonistas colaborem em dispositivos e abordagens metodológicas especialmente elaboradas para esse fim e apostem numa perspectiva interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na produção de saberes. No final do artigo, é apresentada uma pesquisa sobre o trabalho de domésticas diaristas no Brasil, que funciona como terreno de convergência e confrontação conceitual e metodológica entre as duas abordagens do trabalho em foco.

Palabras clave : Ergologia; Psicossociologia do trabalho; Desconforto intelectual.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )