SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Resgate histórico documental-legislativo das perícias médico-previdenciárias e o papel dos médicos peritos na sua institucionalizaçãoO acúmulo de tarefas alheias ao ofício e o emergir de um gênero profissional invasivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717versión On-line ISSN 1981-0490

Resumen

VASCO, Antonio da Silva  y  PEREIRA, Maristela de Souza. Uma metassíntese das transformações no trabalho de taxistas em tempos de uberização. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2024, vol.27, e-200695.  Epub 05-Jul-2024. ISSN 1516-3717.  https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.cpst.2024.200695.

Este estudo parte da Psicologia Social do Trabalho e se propõe a analisar como são referidas nas publicações científicas latino-americanas as modificações no trabalho de motoristas de táxi em função da entrada no mercado do serviço de transporte de passageiros por motoristas de aplicativos, buscando mais especificamente discutir as diferenças e os elementos laborais comuns a essas duas categorias profissionais. Trata-se de uma metassíntese, para a qual quatro fases foram desenvolvidas: exploração, refinamento, descrição e análise. Inicialmente, as informações obtidas em uma busca sistemática foram organizadas em três categorias descritivas principais: informações metodológicas, perspectiva teórica adotada e principais temas abordados. Esse mapeamento auxiliou a compreender como se configuram as produções bibliográficas consideradas. Um resultado significativo encontrado na etapa de análise foi que o material localizado não abordou efetivamente as transformações no trabalho de motoristas de táxi. Desse modo, tornou-se imperativo ultrapassar as informações encontradas nesse material, sendo necessária sua articulação com outras obras que, em alguma medida, abordavam aspectos da atualidade do trabalho de taxistas, visando refletir sobre como tais aspectos podem estar relacionados às transformações recentes no mundo laboral, as quais encontram no fenômeno da uberização uma caracterização fulcral sobre o trabalho na contemporaneidade. Assim, foi propiciada uma ampliação do olhar reflexivo sobre o que é trabalhar como taxista atualmente, dado que as mudanças engendradas pelas novas tecnologias e seu uso em prol da criação de novas formas de precarização laboral incidem também sobre essa categoria profissional e produzem efeitos sobre seu cotidiano de trabalho e sua subjetividade.

Palabras clave : Taxistas; Uberização; Precarização do trabalho; Metassíntese.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )