SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27O acúmulo de tarefas alheias ao ofício e o emergir de um gênero profissional invasivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717versión On-line ISSN 1981-0490

Resumen

LIMA, Flavia Traldi de et al. Meio ambiente de trabalho equilibrado: análise da atividade de eletricistas de linha viva. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2024, vol.27, e-206661.  Epub 05-Jul-2024. ISSN 1516-3717.  https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.cpst.2024.206661.

Este artigo tem como objetivo analisar aspectos do trabalho real no setor elétrico, os quais distanciam e aproximam os operadores de um meio ambiente de trabalho equilibrado. A pesquisa foi realizada com oito Eletricistas de Linha Viva (ELV), que atuavam em uma companhia elétrica do setor privado em processo de distribuição de energia executando tarefa de Poda de Vegetação. A pesquisa baseou-se na aplicação da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) para compreensão do trabalho real, articulada às contribuições teóricas do campo do direito acerca do conceito de “meio ambiente de trabalho equilibrado”. Como resultado, identificaram-se condições que podem gerar fadiga física e riscos aos trabalhadores, assim como questões relacionadas à organização do trabalho e demandas cognitivas com implicações para a segurança, que podem distanciar os operadores de um meio ambiente de trabalho equilibrado. Também foram identificados aspectos de satisfação no trabalho, que favorecem a constituição da identidade revelada por meio do desenvolvimento do ofício e pelo senso de pertencimento e cooperação no trabalho desempenhado em equipe, situações que aproximam os trabalhadores de um meio ambiente de trabalho equilibrado.

Palabras clave : Meio ambiente de trabalho; Setor elétrico; Eletricistas; Linha viva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )