SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Paradigmas na história da psicanáliseLugar de Winnicott na História da Psicanálise entre Freud e Masud Khan índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Natureza humana

versión impresa ISSN 1517-2430

Resumen

AMIRALIAN, Maria Lucia Toledo Moraes. A construção do eu de crianças cegas congênitas. Nat. hum. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.129-153. ISSN 1517-2430.

este artigo propõe-se a refletir sobre a construção do Eu de crianças com cegueira congênita a partir da teoria winnicottiana do amadurecimento. Para Winnicott, a natureza humana é uma questão de psique-soma em constante interação; o ser humano é essencialmente psicossomático, sendo o corpo o primeiro a chegar e a elaboração imaginativa das funções corpóreas o elemento constitutivo e enriquecedor da vida psíquica. Essa concepção da natureza humana parece ser a mais esclarecedora para a compreensão do desenvolvimento e da construção do eu das crianças com cegueira congênita; crianças que chegam ao mundo com uma constituição orgânica significativamente diferente, que as conduzem por caminhos peculiares em seu processo de percepção e amadurecimento. Muitas dificuldades são apontadas na descrição do desenvolvimento dessas crianças: passividade de ego, ausência de interesse por objetos, atrasos na aquisição de capacidades, desinteresse por brincadeiras e verbalismo. Comportamentos considerados semelhantes aos de crianças autistas. Acreditamos que, a partir da teoria winnicottiana do desenvolvimento, muitas dessas vicissitudes podem ser compreendidas e alguns procedimentos terapêuticos indicados.

Palabras clave : Construção do eu; Cegueira congênita; Teoria do amadurecimento; Psicanálise de Winnicott..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )