SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Presença e self-estar: a transição entre o informe, o experiente e ponderadoO papel do pai no processo de amadurecimento em Winnicott índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Natureza humana

versión impresa ISSN 1517-2430

Resumen

KLAUTAU, Perla  y  SALEM, Pedro. Dependência e construção da confiança: A clínica psicanalítica nos limites da interpretação. Nat. hum. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.33-54. ISSN 1517-2430.

O conceito de confiança ocupa um lugar central na teoria psicanalítica elaborada por D. W. Winnicott. Partindo dessa constatação, o presente artigo examina os processos de construção da confiança privilegiando dois eixos principais: propõe um modelo teórico da emergência da confiança e busca investigar seus reflexos bem como seus usos clínicos nos chamados casos e situações-limite. Compreendendo o estabelecimento da confiança como um processo relacionado à previsibilidade e à continuidade das interações precoces do bebê com seu ambiente, são inicialmente examinadas as principais noções da teoria winnicottiana que permitem compreender sua gênese no desenvolvimento infantil. Em seguida, analisando a confiança à luz do conceito de regressão, ela é descrita como um operador clínico útil em determinados contextos do tratamento psicanalítico, sobretudo em casos cuja dinâmica encontra limites no uso da técnica interpretativa clássica.

Palabras clave : Clínica psicanalítica; Casos-limite; Confiança; Desenvolvimento emocional; Regressão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )