SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Acerca de la concepción ontológica del ser humano desde la perspectiva de Martin Heidegger índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Natureza humana

versión impresa ISSN 1517-2430

Resumen

REBOUCAS, Melina Séfora Souza  y  DUTRA, Elza Maria do Socorro. O aborto provocado como uma possibilidade na existência da mulher: reflexões fenomenológico-existenciais. Nat. hum. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.192-219. ISSN 1517-2430.

A pesquisa teve como objetivo compreender a experiência de cinco mulheres que provocaram aborto. A partir da hermenêutica fenomenológica, os resultados revelaram que a experiência do aborto é compreendida como uma escolha. O sentimento mais presente na experiência das mulheres foi a culpa, seguida do desamparo e da solidão. Foi revelado que o aborto ocorreu pelo desejo de dar continuidade a projetos de vida e exercer a maternidade somente num relacionamento estável. Quanto ao atendimento prestado pela equipe de saúde, revela-se a necessidade de uma reestruturação do funcionamento do SUS para uma maior assistência às mulheres. Essa experiência também fez as mulheres reverem os significados que tinham em relação ao aborto e aos seus projetos de vida.

Palabras clave : Aborto Provocado; Mulher e Maternidade; Fenomenologia Hermenêutica; Pesquisa Fenomenológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )